O presente projeto tem por objetivo central promover ações formativas voltadas às meninas e mulheres para estímulo ao ingresso, formação, ampliação à participação e permanência deste público no campo científico das CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática e programas interdisciplinares abrangendo essas áreas). Nesse sentido, fundamentamos nossas atividades a partir da formação de uma rede colaborativa entre 16 pesquisadores paulistas e mineiros centrada no desenvolvimento de 4 Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão já em desenvolvimento: i) Projeto Cientista por um Dia (Grupo 1); Centro de Ensino Integrado de Química (Grupo 2); Projeto Semeando Cientistas (Grupo 3); Projeto Pequenas Cientistas (Grupo 4). Os aportes teóricos e metodológicos possuem duas premissas fundamentais: a primeira que se refere à indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão e a segunda mais estreita ao conceito de Natureza da Ciência que pode se desdobrar em duas interfaces: i) a historiografia da ciência e ii) a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Como resultados esperado, destacamos: i) O fortalecimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão com a finalidade de estimular o ingresso, a manutenção e o desenvolvimento de mulheres e meninas em cursos de graduação e nas carreiras profissionais na área de CTEM ii) Ampliar os estudos ligados à Natureza da Ciência, tematizando questões relacionadas à justiça social e aos direitos humanos tanto na interface da Historiografia da Ciência, quanto na abordagem CTSA.
Confira as oportunidades para participação no projeto.
Confira os resultados dos editais.
Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o projeto? Fale conosco.