Logo Projeto Meninas e Mulheres Cientistas

Sobre Nós

O presente projeto tem por objetivo central promover ações formativas voltadas às meninas e mulheres para estímulo ao ingresso, formação, ampliação à participação e permanência deste público no campo científico das CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática e programas interdisciplinares abrangendo essas áreas). Nesse sentido, fundamentamos nossas atividades a partir da formação de uma rede colaborativa entre 16 pesquisadores paulistas e mineiros centrada no desenvolvimento de 4 Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão já em desenvolvimento: i) Projeto Cientista por um Dia (Grupo 1); Centro de Ensino Integrado de Química (Grupo 2); Projeto Semeando Cientistas (Grupo 3); Projeto Pequenas Cientistas (Grupo 4). Os aportes teóricos e metodológicos possuem duas premissas fundamentais: a primeira que se refere à indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão e a segunda mais estreita ao conceito de Natureza da Ciência que pode se desdobrar em duas interfaces: i) a historiografia da ciência e ii) a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Como resultados esperado, destacamos: i) O fortalecimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão com a finalidade de estimular o ingresso, a manutenção e o desenvolvimento de mulheres e meninas em cursos de graduação e nas carreiras profissionais na área de CTEM ii) Ampliar os estudos ligados à Natureza da Ciência, tematizando questões relacionadas à justiça social e aos direitos humanos tanto na interface da Historiografia da Ciência, quanto na abordagem CTSA.

Editais e Chamadas

Confira as oportunidades para participação no projeto.

Resultados

Confira os resultados dos editais.

Projetos em Andamento

Entre em Contato

Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o projeto? Fale conosco.